Confira a programação do II Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior

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Certificação

Selo "Todos Nós"

A certificação oferecida pela Associação Nacional para Inclusão de Pessoas Autistas é uma forma de incentivar e reconhecer as boas práticas, bem como possibilita orientar as instituições que ainda precisam avançar nesse sentido. 

Saiba mais

O Selo "Todos Nós" será lançado oficialmente no dia 31 de março de 2023

O Selo

O Conceito por trás do Selo

A inclusão de pessoas com deficiência na sociedade deve ser entendida como uma questão de justiça social e direitos humanos, e não apenas como uma questão de assistencialismo. A inclusão deve ir além da simples adaptação dos ambientes e das práticas e da eliminação de barreiras, pois tal concepção exige comprometimento com uma mudança mais profunda na cultura, por meio da valorização da diferença humana.


Deste modo, a inclusão deve ser entendida como um processo de transformação social estrutural, na medida em que busca superar as desigualdades históricas e garantir que todas as pessoas, independentemente de qualquer característica individual, se desenvolva plenamente, segundo suas capacidades.


Isso significa que a inclusão não deve ser vista como um processo de adaptação das pessoas com deficiência à sociedade, mas sim como um processo de transformação da sociedade para que ela seja capaz de atender às necessidades de todas as pessoas, indistintamente.


Cada pessoa é singular e possui suas próprias habilidades, interesses e desafios. A inclusão, nessa perspectiva, é um processo que visa promover a equidade e a justiça social, garantindo que todos nós possamos nos desenvolver omnilateralmente como sujeitos integrais, plenos e complexos junto ao todo e que nossas diferenças não sejam razão de segregação, mas ao contrário, sejam razão de comunhão e fortalecimento social.


O selo de certificação "Todos Nós" serve para atestar que uma organização ou instituição se compromete com determinados requisitos e critérios relacionados à promoção da inclusão de pessoas com deficiência e condições como o autismo. Esse selo pode ser utilizado para demonstrar publicamente o compromisso da organização com a inclusão e para diferenciá-la das demais organizações.


Ao conquistar o selo de certificação, a organização pode ser reconhecida como uma referência em práticas inclusivas, o que pode impactar positivamente a sua imagem e reputação. Além disso, a certificação pode ser uma forma de incentivar outras organizações a adotarem as boas práticas de inclusão e a promoverem a diferença em seus ambientes de trabalho e em suas ações.


A certificação em inclusão também pode ser vista como uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa onde todas as pessoas tenham oportunidades de desenvolvimento e participação na vida social.


O Selo "Todos Nós" faz referência à imagem de um pássaro azul desenhado por Candido Portinari para a Igreja de São Francisco de Assis na Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Essa obra de arte foi criada por Portinari em 1944 como parte do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer para a igreja.


A imagem do pássaro azul representa a ideia de liberdade e de espírito livre, que são valores importantes para a inclusão. A escolha desse símbolo para o Selo "Todos Nós" tem como objetivo representar a ideia de que todas as pessoas, independentemente de suas características ou limitações, devem ter a oportunidade de serem livres e de desenvolverem todo o seu potencial.


O pássaro azul também pode ser interpretado como um símbolo de esperança, de sonhos e de novos horizontes, representando a possibilidade de superação de barreiras e de construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Em suma, o Selo "Todos Nós" com a imagem do pássaro azul é um símbolo que representa a luta pela inclusão e a busca por uma sociedade mais justa.


É importante lembrar que a inclusão é resultado de um comprometimento ético e perene com cada cidadão e com a sociedade como um todo.


O Selo se materializa como uma importante forma de reconhecer e incentivar as boas práticas e que as organizações devem continuar trabalhando para manter e aprimorar suas ações inclusivas.

O Artista

Candido Portinari foi um artista plástico brasileiro que dedicou grande parte de sua obra à representação de temas sociais. Ao longo de sua vida, ele retratou em suas pinturas a realidade das classes trabalhadoras e dos camponeses, denunciando as injustiças sociais e a desigualdade no Brasil. Portinari foi um artista comprometido com a justiça social e a luta pelos direitos dos trabalhadores e dos mais vulneráveis, deixando um legado importante para a arte e para a sociedade brasileira.

Conheça o artista

Para quem é a certificação?

Qualquer organização, seja ela uma empresa, uma instituição de ensino, uma organização governamental ou uma organização da sociedade civil, pode pedir certificação por compromisso com inclusão e cidadania.

 

Para garantir a inclusão e os direitos humanos, é preciso promover a educação, a conscientização e o respeito à diversidade por meio de formação continuada e não apenas em datas celebrativas, pois isso envolve mudar mentalidades e comportamentos que perpetuam a exclusão e a discriminação.


O compromisso com a inclusão e os direitos humanos deve ser compartilhado por todos os setores da sociedade, incluindo governos, empresas, organizações da sociedade civil e cidadãos comuns. Além do investimento em políticas públicas e programas de inclusão.


Somente assim poderemos construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva e socialmente justa para todos.

Quer saber mais?

Converse conosco para saber como sua organização pode buscar certificação.

Contato

Inclusão e Acessibilidade

O que é?

Embora os termos inclusão e acessibilidade sejam frequentemente usados como sinônimos, eles têm significados diferentes e importantes na promoção de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças.


A acessibilidade se refere à garantia de que espaços, produtos, serviços e informações sejam acessíveis e utilizáveis por todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais ou cognitivas. É uma questão técnica, que envolve a eliminação de barreiras físicas, tecnológicas e comunicacionais que possam impedir a participação plena e igualitária das pessoas.


Já a inclusão se refere ao processo de garantir que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, sejam aceitas, valorizadas e incluídas em todos os aspectos da vida social, econômica e cultural. É uma questão mais ampla, que envolve a valorização das diferenças e a criação de condições favoráveis para que todas as pessoas possam participar plenamente da sociedade.


Enquanto a acessibilidade busca eliminar as barreiras que impedem a participação das pessoas, a inclusão busca transformar as atitudes, valores e práticas sociais que criam e mantêm essas barreiras. Assim, a acessibilidade é uma condição necessária para a inclusão, mas não é suficiente para garantir a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças.


Em resumo, a acessibilidade é uma medida técnica para garantir a acessibilidade física, tecnológica e comunicacional para todas as pessoas, enquanto a inclusão é um processo social mais amplo, que busca garantir a participação plena e equitativa de todas as pessoas na vida social, econômica e cultural.

Estratégia de Inclusão

Modelo Orientado para as Potencialidades Individuais

A abordagem orientada para as potencialidades individuais é uma abordagem que enfatiza o reconhecimento e desenvolvimento das habilidades, talentos e capacidades individuais das pessoas com deficiência, em vez de focar nas limitações impostas pela deficiência.


Essa abordagem é uma alternativa positiva e inclusiva em relação à abordagem tradicional, que muitas vezes coloca as pessoas com deficiência em uma posição de desvantagem e desvalorização em relação às pessoas sem deficiência.


Na abordagem orientada para as potencialidades individuais, o foco está em identificar e valorizar as habilidades e talentos únicos de cada pessoa com deficiência, em vez de se concentrar nas limitações impostas pela deficiência. Essa abordagem reconhece que todas as pessoas têm habilidades e talentos singulares, independentemente de suas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas.


Ao enfatizar as potencialidades individuais, essa abordagem pode ajudar a promover a inclusão e a participação plena das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida social, incluindo a educação, o trabalho, a vida familiar e a comunidade.


Ao valorizar as habilidades e talentos das pessoas com deficiência, essa abordagem pode contribuir para a criação de um ambiente inclusivo que promova a colaboração e a cooperação entre todas as pessoas, independentemente de suas diferenças.


No entanto, é importante notar que a abordagem orientada para as potencialidades individuais não deve ser vista como uma solução mágica para todos os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. Essa abordagem deve ser combinada com outras abordagens, políticas e práticas inclusivas que promovam a acessibilidade, a igualdade de oportunidades e o respeito pela diversidade.

Modalidades de Certificação

Certificação de Inclusão Educacional

Certificação de Inclusão no Mercado de Trabalho

Certificação de Inclusão no Mercado de Trabalho

Essa certificação é voltada para instituições de ensino básico e superior e avalia se a instituição é inclusiva, ou seja, se oferece suporte e recursos para garantir o acesso e a permanência de estudantes com deficiência e outras condições como o autismo, se adota práticas pedagógicas que valorizem a diferença e a inclusão e se investe na formação continuada de profissionais da educação.

Certificação de Inclusão no Mercado de Trabalho

Certificação de Inclusão no Mercado de Trabalho

Certificação de Inclusão no Mercado de Trabalho

Essa certificação avalia se uma empresa privada é inclusiva em relação ao seu quadro de funcionários, ou seja, se oferece oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência ou outras condições, e se adota práticas que valorizem a diferença e a inclusão no ambiente de trabalho.

Certificação de Responsabilidade Social

Certificação de Inclusão no Mercado de Trabalho

Certificação de Responsabilidade Social

Essa certificação avalia se instituições públicas e privadas adotam práticas socialmente responsáveis, incluindo a inclusão de pessoas com deficiência ou outras diferenças, o respeito aos direitos humanos e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Critérios

Formação

Políticas inclusivas

Políticas inclusivas

A organização deve garantir que seus colaboradores recebam formação para trabalhar com pessoas com deficiência, oferecendo treinamentos e materiais que os ajudem a compreender e lidar com as diferenças individuais de modo contínuo, e não apenas nas efemérides.

Políticas inclusivas

Políticas inclusivas

Políticas inclusivas

A organização deve implementar políticas inclusivas, tais como a reserva de vagas para pessoas com deficiência, a adaptação de materiais de comunicação e a oferta de produtos e serviços que atendam às necessidades de todas as pessoas. 

Acompanhamento e avaliação

Acompanhamento e avaliação

Acompanhamento e avaliação

A organização deve enviar anualmente dados para a avaliação constante de suas práticas inclusivas, a fim de identificar pontos fortes e áreas que precisam ser aprimoradas.

Importante

Acompanhamento e avaliação

Acompanhamento e avaliação

A inclusão na sociedade, na educação e no mundo corporativo deve ser uma preocupação constante em todos os níveis de ensino e em todas as áreas da sociedade. Para promovê-la, é importante adotar políticas públicas, investir em recursos e formação, e promover um ambiente acolhedor e respeitoso para toda a sociedade.

Legislação

No Brasil, existem várias leis e políticas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) e autistas. Abaixo estão algumas das principais leis:


  1. Lei nº 7.853/1989: Dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiência e estabelece normas gerais para sua promoção, garantindo a igualdade de oportunidades.
  2. Lei nº 10.048/2000: Estabelece prioridade de atendimento às pessoas com deficiência em órgãos públicos e instituições financeiras.
  3. Lei nº 10.098/2000: Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
  4. Lei nº 10.436/2002: Reconhece a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como meio legal de comunicação e expressão.
  5. Lei nº 12.764/2012: Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
  6. Lei nº 13.146/2015: Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que dispõe sobre a inclusão social, educacional, profissional e cultural das pessoas com deficiência.


Além disso, em 2019 foi aprovada a Lei nº 13.977, que incluiu o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na lista de condições que garantem prioridade de atendimento em serviços públicos e privados.


Essas leis visam garantir a inclusão e igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência e autismo em todos os aspectos da vida, incluindo educação, trabalho, saúde, transporte e lazer. É importante que essas leis sejam cumpridas e que a sociedade como um todo se engaje para promover a inclusão e a acessibilidade para todos.

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